
Passos essenciais para você construir sua persona
Uma das primeiras coisas e mais primordiais que você deve fazer antes de produzir um conteúdo incrível é definir sua persona ou suas personas (sim, você pode ter mais de uma!).
Uma das coisas mais primordiais que você deve fazer antes de produzir um conteúdo incrível, é definir sua persona ou suas personas (sim, você pode ter mais de uma!).
Muito se fala disso, mas você realmente sabe como fazer isso?
Se sua marca já tem clientes, tenha em mente seu melhor cliente quando for responder o questionário abaixo. Caso você não saiba quem ele(a) é, imagine como ele seria. Você também pode se definir como cliente da sua marca e colocar suas próprias características.
Há um detalhe importante quando temos mais de um produto/serviço: estes são direcionados para a mesma persona? Ou seja, a mesma pessoa compraria diferentes produtos? Ou pessoas de personalidades diferentes comprariam cada uma, um tipo de produto? Isso é essencial na hora de direcionar sua comunicação. Se seu serviço tem mais de uma persona, o ideal é que você faça uma persona para cada item que você vende.
Uma confusão comum:
“Ah, mas se eu direcionar minha comunicação para um único tipo de pessoa, eu vou perder vendas”, e é aí que muitos se enganam! Primeiramente, saiba que você nunca vai vender para todo o mundo. Em segundo, quanto mais segmentado sua marca estiver, mais próximo você estará da sua audiência, fazendo com que seus potenciais clientes se sintam mais conectados a você.Quanto mais identificados eles estiverem com o conteúdo que você produzir, melhor.
O questionário a seguir vai te ajudar a definir o tom da sua comunicação e como produzir um conteúdo direcionado para sua audiência.
Vamos lá? Crie suas personas, com nome, sexo, idade e todos os detalhes abaixo. Esse questionário é uma base, mas se vierem mais características e informações que você deseja acrescentar, acrescente.
Tem gente que chama de mapa de empatia, tem gente que chama de questionário. Não importa! O que importa é você descobrir as reais necessidades e dores do seu cliente, para que possa saná-las com seu conteúdo, produtos e serviços.
Muito se fala disso, mas você realmente sabe como fazer isso?
Se sua marca já tem clientes, o ideal é você pensar em sua melhor cliente para responder o questionário abaixo. Agora se você não sabe quem ela/ele é, imagine pelas características de seu produto ou serviço, como ela é. Muitas vezes você pode se definir como cliente da marca e colocar suas próprias características.
Há um detalhe importante quando temos mais de um produto/serviço: estes são direcionados para a mesma persona? Ou seja, a mesma pessoa compraria os mesmos produtos? Ou pessoas de personalidades diferentes comprariam cada uma um tipo de produto? Isso é essencial na hora de direcionar sua comunicação. Se você tem mais de uma persona, o ideal é que você faça uma persona para cada produto/serviço.
Outro ponto que muita gente trava: “Ah, mas se eu direcionar minha comunicação para um determinado tipo de pessoa eu vou perder vendas”, e é aí que muitos se enganam! Primeiro de tudo, você nunca vai vender para todo o mundo, isso é um fato. Segundo, quanto mais segmentado você estiver, mais próximo você falará de sua audiência, ela se sentirá mais conectada a você, você produzirá um conteúdo que realmente fala com ela.
O questionário a seguir vai te ajudar a definir o tom da sua comunicação e conteúdos que irão realmente falar com sua audiência.
Vamos lá? Crie suas personas, com nome, sexo, idade e todos os detalhes abaixo. Esse questionário é uma base, mas se vierem mais características e informações que você deseja acrescentar, acrescente.
Tem gente que chama de mapa de empatia, tem gente que chama de questionário. Não importa! O que importa é você descobrir as reais necessidades e dores dele para que você possa sanar com seu conteúdo, produtos e serviços.
Questionário Persona
Nome
Sexo
Idade
Emprego / Tipo de trabalho
Quanto Ganha
Estado Civil
Onde Mora
O que vê?
O que vive em seu dia a dia?
Como se relaciona com as pessoas?
O que ele fala e faz?
Quais são as atitudes dele em público? É mais tímido? Expansivo?
O que pensa e sente?
O modo como se sente sobre a vida pessoal e trabalho.
Como se parecem? O que vestem?
Quais são suas preferências de compra? É inovador? Compra por preço? Analítico?
O que ouve?
O que eles estão olhando? O que estão lendo? Que blogs eles seguem?
Quem está escutando? Algum podcast?
Que música escutam? Que séries de Tv ou filmes de cinema eles tipicamente assistem?
Quais são as dores?
Quais são seus maiores medos?
Quais são suas frustrações sobre dinheiro?
Quais são seus maiores obstáculos?
Estes obstáculos estão associados a: falta de informação, falta de conhecimento, falta de experiência ou falta de suporte?
Qual é seu grande problema/ frustração/ obstáculo que está impedindo de alcançar o que ele deseja?
O que causa este problema?
Quais são as necessidades?
Quais os desejos mais profundos?
Quais são as medidas de sucesso deles?
O que você pode fazer pelo sucesso dele?
Que tipo de emoção ele sente por causa deste problema?
Que tipo de limitação ou crença negativa ele tem?
Palavras-chave relacionadas ao seu produto que vão ter apelo para este cliente
Palavras que você deve evitar porque vão ter um impacto negativo com esse cliente
#dicasdeblog #mkt #mktdigital #digital #inbound #outbound #inovação #tecnologia #ferramentas #leads #atrairleads #converterleads #mktdeconteudo #seo #analytics #metricas #transformacaodigital #engajamento
Komentarze